terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)


Depois da minha tentativa frustrada do ano passado de ler o clássico de 1865 de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, eis que finalmente consegui ler o livro.
Como já se sabe, a obra acompanha Alice em suas aventuras no País das Maravilhas do título. A garota chega lá após entrar na toca de um coelho branco para segui-lo. Seu interesse pelo animal é despertado ao constatar que ele não só fala como carrega um relógio consigo. Lá, Alice descobre criaturas incríveis e vive momentos inesquecíveis.
O livro é infantil e, ao mesmo tempo, adulto. Trata de um universo incrível e repleto de possibilidades, a imaginação. O mundo bizarro e fantástico criado por Carroll é fascinante.
Sem se ater ao conceito da palavra sentido e/ou ao mundo como se conhece, a viagem aqui compartilhada transporta o leitor a uma terra nunca antes imaginada e apresenta também personagens marcantes, surreais e fascinantes. Apesar disso, o livro tem também uma atmosfera de simplicidade e pureza. Bom para qualquer idade, para mexer e provocar a imaginação.

* Preciso agora ler a continuação de 1871, Alice no País do Espelho.

* Enquanto lia Alice... lembri de alguns títulos com ideias, momentos ou mesmo atmosfera semelhantes aos apresentados aqui. Caso dos livros Coraline e A Fantástica Fábrica de Chocolates e também do filme o O Labirinto do Fauno. Fica a dica!

Hoje no cinema? Amor sem Escalas.

Agora? Mil Perdões (Chico Buarque).

2 comentários:

Maiara Cristina disse...

Adorei o post!

sempre quis ler alice no pais das maravilhas, parece ser um otimo livro!

parabens pelo blog, ta muito lindo!

;D

Ady Joana disse...

AAAH eu li na versão infantil quando era menor. Se é que vale de alguma coisa rs.
Adorei as informações ! :D

me segue lá, amr?
http://chatdeamiga.blogspot.com/