domingo, 17 de janeiro de 2010

As Bruxas (Roald Dahl)


Depois de ler A Fantástica Fábrica de Chocolate no ano passado - meu primeiro contato com Roald Dahl, interessei-me muito pelo autor e o desejo conhecer melhor a sua vasta obra tomou conta de mim.

Dessa vez me encantei com o seu As Bruxas, de 1988.

No livro, um garoto inglês conta as aventuras que viveu ao encontrar bruxas de verdade duas vezes antes mesmo de completar oito anos. O garoto passa por tudo ao lado da sua avó norueguesa e grande conhecedora do assunto. Fica a dica: bruxas de verdade parecem mulheres comuns, não são como aquelas registradas nas historinhas para criança, por isso é tão difícil reconhecer uma quando se está diante dela.

Mais uma vez fiquei impressionada com a capacidade de Dahl narrar uma história infantil de maneira encantadora e, ao mesmo tempo, cativante também para adultos.
A criatividade do autor é impressionante. O mundo bruxo e suas características são tão palpáveis que é inevitável imergir na história e se deixar levar pelas aventuras daquelas páginas. Prepare-se para a emoção.

O livro tem um quê de sombrio, de macabro. As aventuras são permeadas por descrições mais "pesadas" e que dão o clima da narrativa. Isso é o que vem me agradando nele, a maneira de contar uma história infantil, mas não de uma maneira boba. São sempre enredos bem estruturados e carregados de criatividade que, além disso, apresentam detalhes sombrios que ajudam a incrementar a narrativa.

Um ótimo livro! Preciso mesmo ler mais e mais lirvros dele.

Da edição que li:

* "Roald Dahl nasceu no País de Gales, filho de pais noroegueses. Passou a infância na Inglaterra e, aos 18 anos, foi para a África como empregado da companhia de petróleo Shell. Participou da Segunda Guerra Mundial como piloto da Real Força Aérea da Inglaterra. Começou a escrever quando era adido da embaixada inglesa em Washington. Seus livros para adultos e crianças são hoje traduzidos e apreciados no mundo todo".

Dica especial: visitar o site oficial do escritor.

Agora? Pato Fu.

PS) Preparando novidades para o blog que chega logo logo de cara nova. Aguardem!

3 comentários:

Anônimo disse...

Um bom livro é tudo!!!
Fiquei curiosa para ler esse...

Bjs

Enéias Teles Borges disse...

Salve!

Há um selo de homenagem para o seu blogue.

Veja aqui: http://convictosoualienados.blogspot.com/2010/01/selo-de-reconhecimento-metamorfose.html

Abraços.

mateus valle disse...

Um dos melhores livros que já li em minha vida! É realmente maravilhoso!