segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol)
Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol)
EUA/ 2009/ 96 min
Direção e Roteiro: Robert Zemeckis
Elenco: Jim Carrey, Gary Oldman, Colin Firth.
Baseado na obra Um Conto de Natal de Charles Dickens, Os Fantasmas de Scrooge é uma das mais de 20 adaptações do texto para o cinema. Aqui, Robert Zemeckis tenta contar a mesma história com uma roupagem diferente, apoiando-se em uma tecnologia ainda nova, o 3D com captura de movimento.
Técnica na qual o diretor aparenta caminhar para a especialização uma vez que, antes desse, utilizou o mesmo estilo em O Expresso Polar (2004 com Tom Hanks) e A Lenda de Beowulf (2007 com Angelina Jolie).
Aqui o ator utiliza um macacão munido de sensores que capturam os seus movimentos sem o apoio do real. Ou seja, ele realiza a sua performance para que, posteriormente, tudo seja construído. Os cenários, objetos e também a roupagem do personagem.
O resultado de Scrooge não é uma animação comum. Tudo apresenta um tom realista que impressiona. Os personagens são palpáveis, assim como os cenários. Em compensação, essa modalidade ainda não está completamente desenvolvida ou fluida como o 3D comum, por exemplo. Aqui, os traços e movimentos ainda se mostram duros. Embora o avanço de um filme para outro seja gritante. Caso fácil de se constatar de O Expresso Polar para esse, por exemplo.
A trama é a velha conhecida do público: Scrooge, um homem rico, mal humorado e avarento, recebe a visita do fantasma do seu sócio que pretente alertá-lo sobre a maneira como ele vive. Para que isso aconteça, Scrooge será visitado por três fantasmas: um do natal passado, outro do natal presente e um terceiro do natal futuro.
O que chama a atenção é o fato de o filme ter sido lançado tão antes do natal, talvez tivesse sido mais interessante realizar a estréia mais próximo das festas natalinas.
Além da roupagem diferenciada o longa conta com apresença de Jim Carrey como sete personnagens diferentes e, como de costume, o seu trabalho impressiona. Gary Oldman e Colin Firth também estão no elenco.
Embora se trate de um filme sobre redenção e renovação da Disney com a presença de Jim Carrey e realizado em animação, Os Fantasmas de Scooge está longe de ser um desenho animado feliz. O longa carrega na semelhança com o real e se apoia no sombrio sendo, por vezes, assustador. Além disso, aposta em cores escuras que contribuem para isso. As feições dos personagens e dos fantasmas também dão uma força ao clima. E, por fim, a atmosfera fantasmagórica é bem explorada.
A técnica e o visual chamam a atenção, mas são utilizados em função do roteiro e para desviar a atenção dele. Um filme interessante. Em especial para os adultos.
Marcadores:
filmes,
resenha fílmica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
ah vá! esse velhinho mereceu aqueles sustos!
hahahhaha
faltou dizer que a versão dublada eh uma m.... diferente das animações em geral.
:*
Eii!
Adorei.
Bjins entre sonhos e delírios
Pena que muitas pessoas não conseguem se dar conta que fazem tantas bobagens com suas vidas, mas quem sabe irão pensar...paz.
Transformar, Misturar ou Triturar: Liquidificar!
Eu queria mais tempo para ver mais filmes...
;)
Postar um comentário