terça-feira, 24 de março de 2009

Superadas 1 (Maitena)


Acabei de ler Superadas 1, de Maitena, por acaso... Para dizer a verdade, eu nem tinha percebido que havia começado. Explico: como estou indo quase que diariamente à mostra ‘2008 Em Foco’, eventualmente, tenho algum tempo livre para esperar alguém chegar que, normalmente, passo na livraria Saraiva.

Eis que ontem aguardava minha companhia na tal livraria. Decidi dar uma olhada em Superadas 1, uma compilação de cartoons da argentina Maitena. Fui vendo, vendo... Até que parei por volta da página 70, só porque as pessoas pelas quais esperava haviam chegado.

Então hoje fui para a mesma mostra. E, dessa vez, eu tinha um tempo livre para esperar a sessão... Não tive dúvidas, voltei para o mesmo livro e dei continuidade a leitura de onda havia parado no dia anterior. Como são charges, terminei. E, quer saber? Muito bom!

Maitena trabalha em cima do universo feminino dosando suas histórias com muito humor, ironia, sarcasmo e reflexão. Temas como relacionamentos, loucuras para manter, ou melhor, perder peso, família, entre outros, são a base dos seus cartoons. Que podem não fazer com que o leitor role de rir, mas faz refletir ou mesmo dar aquele riso discreto – que eu, pessoalmente, adoro!

* Da orelha:

“... Superadas 1 reúne os trabalhos que a cartunista publicava diariamente no jornal argentino La Nación e que estão reproduzidos hoje em diferentes periódicos do mundo inteiro, entre eles o jornal Folha de S. Paulo.”

“ Maitena Burundarena nasceu em Buenos Aires e iniciou sua carreira há mais de 20 anos, publicando tiras eróticas em várias revistas na Argentina e Espanha. Foi também ilustradora de textos infantis e roteirista de televisão.

Em 1993, a cartunista começou a publicar uma página de humor na revista argentina Para Ti e a partir de então alcançou êxito internacional que a acompanha até hoje.
Suas séries de livros Mulheres Alteradas, Superadas e Curvas Perigosas já venderam mais de um milhão e meio de exemplares no mundo.”

Nenhum comentário: