sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Foi Apenas Um Sonho ( Revolutionary Road)


Foi Apenas Um Sonho ( Revolutionary Road)


EUA / Reino unido / 2008 / 119min.
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Justin Haythe
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Kathy Bates





Após pouco mais de dez anos os protagonistas de Titanic, filme que mais arrecadou dinheiro até hoje em Hollywood voltaram a contracenar. O resultado é o mais recente filme de Sam Mendes (Beleza Americana), Foi Apenas Um Sonho, uma ótima maneira de repetir a dupla.
O filme é uma adaptação do livro de Richard Yates que eu, infelizmente, não tive a oportunidade de ler, portanto nada de comparações. O longa nos apresenta a história de Frank (Leonardo Dicaprio – muito bom!) e April (Kate Winslet – ótima como sempre), desde o dia em que eles se conhecem, passando pelo ápice da paixão e do amor até os primeiros sinais de problemas.
A primeira fase do relacionamento é apresentada ao espectador de maneira não-linear através de seqüências que retratam os dois jovens se conhecendo, morando juntos e iniciando uma vida em comum. A partir de mais ou menos da metade do filme a história passa a ser narrada linearmente.
Frank e April são jovens promissores que se destacam dos demais moradores do subúrbio de Nova York, local onde os dois passam a morar no início da vida conjugal. Não apenas são vistos de maneira especial pelos vizinhos e companheiros de trabalho, como eles próprios se vêem desta forma. Por alguns anos levam uma vida pacata. Frank trabalha na empresa onde o seu pai trabalhou por anos, local que ele odeia, enquanto April se torna uma atriz frustrada que cuida da casa e dos filhos.
Esta rotina acaba trazendo complicações para os dois lados e quando tudo está prestes à ruir, os dois decidem dar uma guinada e resolvem se mudar para Paris em busca de novos ares. Lá, ela poderá trabalhar enquanto ele – finalmente- terá tempo para pensar, estudar e decidir o que realmente quer fazer da vida.
Apesar das expectativas, os planos nem sempre acontecem como planejado e o casal vai ter que enfrentar muitos contratempos até decidir que rumo seguir. Foi Apenas Um Sonho destrincha magistralmente os altos e baixos da vida de um casal em crise, o marasmo de uma existência conformada e, ainda assim, inquieta e o vazio de quem não se encaixa, não se identifica com a vida que tem, além de expor o conformismo e o medo que impedem que as pessoas se arrisquem.
Afinal o que é certo? Qual é o caminho correto? Quais são as etapas a seguir? O que é realmente seguro? Um emprego intragável? Uma viagem? Planos? Quem sabe? O filme provoca todos estes questionamentos e muitos outros de maneira exemplar através de um roteiro bem elaborado, uma trilha sonora marcante e envolvente e, também, da atuação de todo o elenco. Destaque para Kathy Bates no papel da corretora da vizinhança e seu filho, John (Michael Shannon), um ex-matemático que enfrenta um tratamento psicológico e que sofre as conseqüências de certos tratamentos mentais. John é o louco mais são do filme. É ele quem enxerga a verdade por trás das nuances e que não tem vergonha de vomitá-las na cara de quem estiver mais próximo. Sam Mendes também não tem medo de expor estas feridas para os seus espectadores, nem de cutucá-los com todas estas verdades.

Nenhum comentário: