sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Espanglês (Spanglish)




Espanglês (Spanglish)
EUA / 2005
Duração: 131min.
Direção e Roteiro: James L. Brooks
Elenco: Adam Sandler, Téa Leoni, Paz Vega, Cloris Leachman, Shelbie Bruce, Sarah Steele, Ian Hyland.







Espanglês foi uma adorável surpresa. Sabe aquele filme que não chama muito a sua atenção durante a exibição de um trailer, mas quando você para conferir acaba tocado (a) de alguma forma? Pois bem, isso foi o que aconteceu comigo em relação à esse longa.
A história: Flor (Paz Vega de O Outro Lado da Cama) é uma mexicana que, após ser abandonada pelo marido com uma filha pequena para criar decide se mudar para os Estados Unidos para tentar dar uma guinada em sua vida.
Flor e sua filha, Cristina (Shelbie Bruce) chegam ao novo país sem falar uma palavra do idioma local. As duas acabam se instalando, com a ajuda de uma parenta, em um bairro completamente latino onde o espanhol de Flor basta.
Com o passar dos anos as duas acabam se adaptando, Cristina aprendeu inglês, embora sua mãe nunca tenha tentado. Mas quando Flor percebe que precisa passar mais tempo em casa ela decide procurar outro trabalho. É aí que ela realmente encara os Estados Unidos, quando consegue um emprego na casa da família americana Clasky encabeçada por Deborah (Téa Leoni) e John (Adam Sandler). Moram na casa, além do casal, a avó e mãe de Deborah (Cloris Leachman), a filha Bernie (Sarah Steele) e o filho caçula Georgie (Ian Hyland).
Diante disso, o que prometia ser apenas uma seqüência de situações cômicas decorrentes do problema de comunicação entre a família americana e a nova empregada, mostra-se muito mais do que o esperado.
O interessante é que essa premissa tão simples funciona como um pano de fundo para discussões maiores como o conflito entre culturas diferentes (que co-existem em larga escala nos EUA e em tantos outros países), os problemas entre pais e filhos que, não importa a cultura ou o país, existem sempre, de uma maneira ou de outra e ainda, a problemática do casamento.
A convivência entre esses dois mundos também causa conflitos relacionados aos princípios e a importância de protegê-los e de se manter fiel à suas crenças e a tudo aquilo que lhe é mais precioso, assim como seus filhos e a importância de educá-los da maneira correta, à sua maneira. Todas essas questões são abordadas de maneira leve, mas de forma inteligente e cativante.

Espanglês é um daqueles filmes com direito a piadas bobas e comédia pastelão, mas que consegue capturar a atenção do espectador, que faz com que você goste dos personagens e se envolva com o que se passa com eles. É divertido e consegue tratar temas relevantes, além de emocionar e fazer rir.

Nenhum comentário: