sábado, 31 de janeiro de 2009

A Troca (Changeling)



EUA / 2008 / 141min.
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: J. Michael Straczynski
Elenco: Angelina Jolie, Jeffrey Donovan, John Malkovich, Michael Kelly.

Baseado em fatos reais, A Troca, último filme de Clint Estwood não surpreende. É bem realizado e bem construído, com pontos altos, mas que no todo, não impressiona.

Bom, vamos, como se diz, começar pelo começo: o longa conta a história de Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira no final dos anos 20 que mora sozinha com o filho de nove anos, Walter Collins e que trabalha para sustentar os dois.

Em uma tarde de sábado, Christine não pode cumprir a promessa de levar Walter ao cinema porque precisa trabalhar. Ela sai de casa com a promessa de levá-lo no dia seguinte, mas ao regressar, Walter não está mais lá.

Assim que possível, ela registra o desaparecimento da criança. Cinco meses depois do sumisso, a polícia de Los Angeles encontra um menino que, supostamente, é filho de Christine e promove o encontro dos dois. O problema é que segundo Christine aquele não é o seu filho. A partir daí é travada uma luta entre uma mãe desesperada e uma instituição preocupada em manter as aparências e não falhar diante do olhar público.

A fotografia do filme é impecável, tudo é registrado em cores escuras, muito cinza, preto e marrom, por horas quase sépia. Clint Estwood aproveita os ângulos para brincar com as sombras de maneira noir. A direção de arte também é muito boa e o elenco está afiado. Em sua maior parte o filme se apóia na atuação de Angelina Jolie que apresenta uma Christine feminina, sempre educada e recatada, ainda que em completo desespero, mas que também desmorona diante do espectador.

Apesar de todas essas qualidades A Troca não chega a impressionar. É um drama redondo, bem construído, clássico e só. Mais do que o filme em si, o que deixa o telespectador realmente angustiado é a história de Christine Collins. Às vezes uma história verídica é muito mais inacreditável que uma ficção, o que pode ser bastante perturbador.

Nenhum comentário: