quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tim Burton exposto

Tim Burton é um artista de mão cheia. Escritor, roteirista, diretor, ilustrador... Consegue passear por diferentes meios de expressão sem, no entanto, perder suas principais características: um misto de cultura pop aliado ao gótico e ao fantástico. Tudo revertido em uma identidade visual consistente.

Sempre fui muito fã do diretor, apesar da grande decepção que foi Alice no País das maravilhas (Alice in Wonderland/ 2010). Mas com uma filmografia com mais de 20 títulos acho que está tudo bem cometer alguns deslizes, né? Pessoalmente destaco Os fantasmas se divertem (Beetlejuice/ 1988), Edward mãos de tesoura (Edward Scissorhands/ 1990) e Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street/ 2007). Só para citar apenas alguns.

Pois bem, desde o dia 29 de maio o Los Angeles Country Museum of Art (LACMA – Los Angeles, Califórnia, EUA) exibe uma exposição do artista. São mais de 700 trabalhos que englobam desde pinturas até fotografias, desenhos, vídeos, storyboards, bonecos, maquetes e figurinos. Uma parte desse material veio diretamente do arquivo pessoal do diretor. Ou seja, alguns deles ainda são inéditos.

A exposição segue até o dia 31 de outubro. Portanto, se você vai estar por essas bandas nesse meio tempo é bom separar um tempinho na agenda para conferir a exposição, uma ótima maneira de conhecer melhor o trabalho desse artista multifacetado.

Mas se você faz parte da maioria dos mortais e vai ficar na sua cidade rezando para quem sabe um dia a exposição vir para, bom, pelo menos para o seu país, bem vindo ao clube! Além de rezar e torcer por essa dádiva você pode também acessar o site do diretor e conferir uma mini exposição do artista.





Agora? Emiliana Torrini.

Nenhum comentário: