quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Suicidas frustrados e bom humor
A long way down
Nick Hornby aborda um tema denso com leveza e descontração
Nick Hornby é um escritor inglês que vem se destacando no mundo literário. Autor de ficções e também de não ficções, Hornby é o responsável por sucessos como Um Grande Garoto e Alta Fidelidade (ambos adaptados para o cinema). Além disso, também escreveu o roteiro do longa Educação.
A verdade é que o meu interesse surgiu através das adaptações dos seus livros para o cinema e só agora li um trabalho seu. Namorei por alguns dias o Como ser legal, mas acabei iniciando a nossa "relação" a partir do quarto romance do escritor, A long way down. Um ótimo começo, vale ressaltar.
À primeira vista, os quatro protagonistas do livro não parecem ter nada em comum: Martin é um apresentador de televisão que enfrenta problemas profissionais e pessoais após um escândalo sexual; Maureen é uma mulher religiosa de meia idade que dedica toda a sua vida ao seu filho que se encontra em estado vegetativo; Jess é uma jovem “garota-problema”, desbocada, filha do ministro de educação da Inglaterra; e JJ é um músico americano frustrado que vive entregando pizzas. Entretanto, uma decisão em comum acaba por unir as suas histórias: os quatro decidem se suicidar pulando de um edifício, na véspera de ano novo. Ao se encontrarem antes do pulo, esse contato os leva a uma nova etapa de suas vidas.
A história é contada sob o ponto de vista de cada personagem. O estilo se mostra interessante, pois além de cada um ter a oportunidade de expor as situações de acordo com as suas visões, o leitor tem a oportunidade de conhece-los bem. Outro ponto interessante é a capacidade de Hornby que aborda quatro estilos específicos para cada um deles. Esse não chega a ser o recurso mais inovador de todos os tempos (Trainspotting, de Irvine Welsh, por exemplo, faz algo nessa linha), mas se trata de uma ferramenta utilizada de maneira consistente e eficaz.
Outro ponto alto é o fato de um tema tão denso como o suicídio ser abordado de maneira leve e descontraída. O texto coloquial e preciso de Hornby está constantemente permeado por um humor refinado e irônico. Temas relevantes acerca da vida como o desespero, a vontade de desistir, o medo e a necessidade de ajuda são abordados naturalmente e fazem com que o leitor não apenas se envolva na trama, mas que também reflita sobre ela. O livro carrega em si uma certa moral da história, mas que se apresenta da maneira natural e nada piegas.
Dinâmico, engraçado e envolvente. A long way down é um exemplo de como a literatura pode ser divertida e interessante.
A long way down
Autor: Nick Hornby
Ano: 2005
Penguin Books
Uma longa Queda
Autor: Nick Hornby
Tradução: Antonio E. de Moura Filho
Editora: Rocco
Agora? Otto.
Marcadores:
Livros,
resenha literária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, se puder visite o meu blog. Sou brasileira e fisioterapeuta.
www.pilatesforhealth.blogspot.com
Falo sobre pilates e vida saudável
parabéns pelo seu blog, adoro ler vc!!
Postar um comentário