quinta-feira, 22 de julho de 2010

Despedida digna


Crise existencial no reino de Tão Tão Distante

Shrek para sempre (Shrek Forever After)
EUA/ 2010/ 93 min.
Direção: Mike Mitchell
Roteiro: Josh Klausner, Darren Lemke
Elenco: Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews, John Cleese, Jon Hamm, Jane Lynch,

A franquia Shrek chega – supostamente - ao fim com o quarto filme da série, Shrek para sempre. Após altos e baixos o conhecido ogro verde chega à meia idade com uma forte crise.

Desde o primeiro longa, de 2001, a realidade de Shrek mudou muito. Ele passou de ogro solitário, livre e assustador para um pai de família casado com três filhos pequenos. Além disso, ele agora é mais uma atração turística do que um monstro capaz de assustar humanos. Diante desse novo quadro ele se vê podado e impedido de desfrutar de momentos seus. Sua vida não tem mais sossego e os dias se apresentam como uma rotina sem fim. Tudo isso o afeta de uma maneira que o faz perceber que ele precisa de uma folga. Ele precisa da sua liberdade de volta.

É em um momento extremo que ele encontra duende Rumpelstiltskin que oferece 24 horas da tão sonhada liberdade em troca de um único dia da vida do ogro. O negócio é selado, mas o que Shrek não imagina é que Rumpelstiltskin tem outros planos e, como consequência desse trato, a realidade do ogro pode ser alterada em definitivo para uma na qual ele não teria salvado a princesa Fiona.

O capítulo final da franquia se apresenta em moldes clássicos, com uma história já conhecida e capricha ainda na carga dramática, mas sem esquecer o humor. Essa proposta consegue revitalizar os personagens já conhecidos do público como o Gato de Botas e a própria Fiona, por exemplo, que podem ser vistos sob um novo prisma. Essa perspectiva trás um sopro fresco a série.

Esse também se trata do primeiro Shrek realizado diretamente em 3D, mas aqui a tecnologia é aliada à história. Ou seja, foi usada e deve agradar ao público, mas não foi utilizada de maneira exagerada, portanto não espere uma sucessão sem fim de objetos pulando da tela.

Apesar da trama mais adulta, o filme ainda agrada ao público infantil pelos efeitos, personagens, pelas cores e também pelo já conhecido universo da franquia.

Em um balanço final o ogro se despede em sua "última" aventura com dignidade.

PS) Mas em breve estréia o longa do Gato de Botas. Para saber mais acompanhe o site do filme ou ainda leia essa nota do Omelete.

Agora? Etta James.

2 comentários:

Anne Durey disse...

Nossa, vão fazer um só do Gato de Botas... acho que a franquia já deu o que tinha que dar. Ok, se querem reaproveitar o personagem que façam curtas para TV como fizeram com os Pinguins de Madagascar. A Dreamworks Animation tem potencial pra novos projetos como já provaram com Como Treinar Seu Dragão e Monstros vs Alienigenas. Por que insistir tanto em esgotar as franquias?
A propósito, aparentemente a Pixar vai seguir o mesmo caminho. Continuações de Monstros SA e Carros (que também já foi explorada nos curtas do personagem Mate para TV) estão na lista de próximos lançamentos. Em termos de criatividade e qualidade até onde é válida essa reciclagem?

Natali Assunção disse...

Concordo com vc. A Dreamworks tem potencial para seguir novos rumos e, de fato, Shrek já deu tudo o que tinha que dar. Espero realmente que esse seja o último capítulo.
Quanto a Pixar, essas continuações tb me preocupam, mas acredito que eles vêm mostrando que o roteiro e a história estão em primeiro lugar. Dessa forma, espero que as sequências sejam boas e que os novos projetos mantenham a boa qualidade tb.
=*