quarta-feira, 7 de julho de 2010

Apenas divagações


Engraçado como você sai de casa em uma manhã qualquer acreditando que fará tais coisas e encontrará tais pessoas, mas, no entanto, cada dia se apresenta como uma surpresa e qualquer coisa pode acontecer.

Acho que a gente esquece disso com frequência. Ou então que não pensamos muito a respeito.

Hoje, por exemplo, durante a visita à uma possível locação para um documentário do qual estou participando na produção, acabei entrando em uma igreja e vendo a construção de uma maneira nova e também sob novos ângulos.

Foi a Igreja de Santo Antônio que fica próxima à Praça Sete de Setembro (também conhecida como a Praça do Diário). De acordo com um funcionário da igreja, a obra está erguida há 257 anos.

O fato é que consegui visitar a parte de dentro do local e também as suas passagens e desdobramentos. Vi como é a estrutura localizada atrás do altar, antigos confessionários (que eu soube hoje, não são mais utilizados. Agora, padre e cristão estão frente a frente sem aquela estrutura entre eles no momento da confissão), pude olhar a rua pelas janelas do primeiro andar, ver as escadas que levam ao sino (esse, infelizmente, não pude ver) entre outras coisas.

A estética barroca utilizada aqui me parece um tanto assustadora ao invés de convidativa, mas foi muito interessante e verdadeiramente bonito. O diretor do documentário, que estava comigo no momento, até lembrou da semelhança da estrutura que fica por trás do que os fiéis vêem e os bastidores de um teatro e me pareceu um tanto semelhante mesmo. Pensei no padre se preparando para uma missa e também nos atores que fazem o mesmo antes de uma peça.

Enfim, apenas divagações sobre um momento inesperado.

Agora? Regina Spektor.

Imagem.

Um comentário:

Thainá Vivas disse...

É verdade!
A vida é uma caixinha de surpresas! =)

Parabéns pelo blog!