terça-feira, 6 de julho de 2010

Adote um Hitchcock


O Instituto Britânico de Cinema lançou a campanha Adote um Hitchcock a fim de restaurar nove filmes do consagrado diretor.

A matéria saiu hoje no UOL Cinema:

"LONDRES, Reino Unido - O Instituto Britânico de Cinema (BFI, na sigla em inglês) convocou a população a adotar um filme de Alfred Hitchcock numa tentativa de arrecadar um milhão de libras (1,5 milhão de dólares) necessárias para restaurar nove obras do mestre. Uma contribuição de 5 mil libras, por meio do site da instituição, renderá ao doador um crédito na telona, enquanto 100 mil libras são suficientes para restaurar um filme inteiro.

Doações menores também são bem-vindas: 25 libras são o bastante para restaurar 50 centímetros de filme. De acordo com o BFI, os primeiros filmes mudos de Hitchcock precisam de atenção urgente e são uma parte crucial da história cultural britânica. A lista de nove filmes do instituto inclui "O Pensionista", aclamado como obra-prima no seu lançamento em 1926.

O diretor britânico, que morreu há 30 anos, é mais conhecido pelos thrillers de Hollywood, como "Psicose" e "Um Corpo que Cai". Ele foi indicado cinco vezes para o Oscar de melhor diretor, mas nunca venceu o prêmio. Com as técnicas digitais, os negativos originais danificados poderão ser restaurados de forma significativa.

O BFI também promove uma busca nacional por 75 filmes faltantes e fez uma lista dos filmes "mais procurados". No topo, está "The Mountain Eagle", de 1926. Esse foi um dos primeiros filmes dirigidos pelo cineasta e o único que se perdeu entre os mais de 50 longas dirigidos por ele. "The Mountain Eagle", algo como o "santo graal" para os fanáticos por Hitchcock, se passa no Kentucky e conta a história de uma jovem professora chamada Beatrice que é forçada a deixar o vilarejo onde vive."

Fica a dica!

Ainda escutando Juanes.

Um comentário:

Stéfani ♥ disse...

Gostei da dica,beijos
http://nuvem-de-amor.blogspot.com