segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bee Movie - A História de uma Abelha (Bee Movie)


Bee Movie - A História de uma Abelha (Bee Movie)
EUA/ 2007/ 90
Direção: Steve Hickner e Simon J. Smith
Roteiro: Jerry Seinfeld e Spike Feresten
Elenco: Jerry Seinfeld, Renée Zellweger, Matthew Broderick, Patrick Warburton, John Goodman, Chris Rock.

Antes do já comentado Como Treinar o Seu Dragão, mais precisamente há três anos, a DreamWorks foi responsável por outro longa de animação que tinha como objeto principal o mundo animal. Mas ao invés de enormes dragões, tratavam-se de pequenas criaturas amarelas e pretas, as abelhas.

No longa idealizado pelo humorista Jerry Seinfeld (da série de TV Seinfield), Barry B. Benson (na voz do próprio Jerry Seinfeld), é um jovem recém formado em crise. No mundo das abelhas, após a formatura cada indivíduo segue para um trabalho específico na fábrica de mel, Honex, responsável pela estabilidade da colméia.

Uma vez que se assume o novo cargo não se pode mudar, segue-se na mesma função até o fim da vida. Ao enfrentar essa realidade Barry se sente confuso. Resolve então que antes de tomar a sua decisão, vai encarar uma aventura com o grupo de elite responsável pela polinização - único grupo de abelhas que tem contato com o mundo externo.

Ao ar livre Barry conhece a humana Vanessa (voz de Renée Zellweger) com quem estabelece amizade. No exterior ele descobre que o mel também é utilizado por humanos, fato que ele não pode aceitar uma vez que as abelhas trabalham muito duro pelo produto.

A estrutura narrativa é simples, mas redonda. O filme é infantil, mas é capaz de agradar aos adultos principalmente devido às ótimas piadas. Algumas um tanto surreais, vale ressaltar. Em termos de técnica a animação é bastante competente e bem realizada. Os personagens são simples, mas a vida das abelhas garante o destaque.

A produção capricha no envolvimento do espectador pelo personagem principal que, além de ser visualmente interessante, simples e fofo, é responsável pela maioria das boas piadas ou está envolvido nas situações em que elas se apresentam.

A direção de arte do mundo das abelhas é o que chama mais atenção devido às cores e a adaptação de acessórios e costumes humanos para as pequenas criaturas. O filme é bem colorido, mas tem como base o preto e o amarelo. Essas formas e cores é o que chama a atenção das crianças.

Simples, mas divertido. As piadas valem o filme, mas é interessante destacar também o paralelo entre abelhas e humanos. Barry vive uma crise muito comum dos seres humanos: a dificuldade de encontrar-se. Não apenas no mundo profissional, mas também na vida.

Ao terminar os estudos jovens são lançados à um mercado de trabalho difícil, competitivo e, por vezes, desumano. Diante dessa realidade algumas pessoas se vêem com dificuldades em se encaixar por não aceitar o sistema ou por não acreditar na maneira como a tudo funciona. Esse é o caso de Barry. Ele não entende como uma estrutura tão pesada pode ser encarada com tanta facilidade pelos demais companheiros de colméia. Estabilizar-se e não querer mais, não mudar, é difícil para ele, assim como acontece com milhares de seres humanos.

No entanto outra questão é apontada pelo filme: eventualmente aquilo que nos parece inadmissível é o que faz com que tudo funcione bem. Ao invés de apenas subverter, o ideal pode ser reformular. O importante é ser forte, determinado e não desistir dos seus ideais.

Obviamente em se tratando de uma animação para crianças essas questões são expostas nas entrelinhas, de maneira pincelada sem grande profundidade, mas expõem um aspecto para se pensar.

Leve e divertido, uma boa sessão em casa.

Agora? Darren Hayes - Clipe da belíssima música Maybe. Realizado em animação de maneira extremamente delicada. Fica a dica.

Nenhum comentário: