segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Planeta 51 (Planet 51)


Planeta 51 (Planet 51)
Espanha/ Reino Unido/ EUA/ 2009/ 91 min
Direção: Jorge Blanco, Javier Abad e Marcos Martínez
Roteiro: Joe Stillman
Elenco: Dwayne Johnson, Seann William Scott, Jessica Biel

Engraçado como ninguém havia pensado nisso antes. Todos os filmes sobre alienígenas são sempre sob a perspectiva humana, mas e se nós invertêssemos os papéis e o homem fosse o estranho em um planeta diferente? No que essa história daria?
Essa é a pergunta que Joe Stillman, roteirista de Shrek 1 e 2, tenta responder em em Planeta 51. Chuck, um astronauta americano em uma missão de rotina, cai no planeta do título e descobre uma nova civilização por lá. É nesse contexto que a situação se inverte, mas mesmo com essa inversão a história não consegue mudar ou mesmo inovar tanto assim. O extraterrestre agora é o homem, mas os acontecimentos, o enredo e a estrutura narrativa do longa é igual a qualquer outro do estilo.
O mais interessante é que o Planeta 51 poderia ser uma réplica da própria Terra dos anos 50: a música, os carros, a moda, a estrutura familiar, tudo. É como se o astronauta tivesse voltado no tempo e não apenas encontrado um novo planeta.
As piadas são engraçadas e há muita referência a filmes famosos como Cantando na Chuva e Alien, por exemplo, mas a “sacada” não vai muito além disso: personagens cativantes, algumas boas piadas e muitas referências.
Em compensação, a estética já é outra história: a animação realizada pelo estúdio espanhol Ilion Animations Studios impressiona pela qualidade do trabalho. O design, os personagens, a direção de arte e tudo referente ao planeta é muito bem pensado e bem realizado. Cada detalhe mostra a preocupação dos realizados em apresentar um mundo plausível e bem arquitetado. De muito bom gosto.
Um filme divertido com uma animação de alta qualidade com uma ótima premissa, mas que deixa a desejar em relação ao roteiro.

Um comentário:

Beholder disse...

se eu não me engano eu ouvi ou li sobre algum texto com essa mesma ideia. Não vi a animação ainda mas pretendo resolver isso logo o>
Tinha ficado meio em duvida por ser feito por um estúdio não tão conhecido (pelo menos eu não conhecia). >.<