quinta-feira, 12 de março de 2009

Eclipse (terminei) / Antes do Amanhecer (a perfeição)


Bom, terminei Eclipse há um tempão e sinceramente!? Muito, mas muito divertido! É, de longe o melhor dos três até agora, até fiquei realmente empolgada para ler a conclusão da série (Amanhecer). Quando terminei Crepúsculo e Lua Nova, fiquei com vontade de ler as seqüência para ver onde daria, enfim, mas dessa vez me empolguei de verdade.

Gostei mais deste porque tem mais ação e as coisas acontecem mais rápido e em um menor espaço de tempo, mas é como falei aqui da última vez: continuo não gostando dos protagonistas (Bella e Edward) na maior parte do tempo. É que essa coisa de dependência – subserviência - dominação não é bem o meu ideal de romance (além do fato de já não ser muito fã de histórias de amor).

Na verdade, para mim, o melhor retrato do verdadeiro amor é o filme Antes do Amanhecer. Volta e meia essa conversa surge: que filme melhor retrata o amor? Ou livro, ou qualquer coisa deste gênero. E uma amiga minha nunca entendeu porque eu sempre respondo Antes do Amanhecer sem nem piscar.
Para os que não conhecem, este filme (dirigido por Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy no elenco) conta a história de um americano, Jesse, e uma francesa, Celine, que se conhecem em um trem na Europa. Eles só têm cerca de 24 horas antes de ele voltar para os Estados Unidos e dela seguir seu caminho. Então eles decidem passar este tempo juntos perambulando e conversando pelas ruas de Viena. São 101 minutos de conversa entre eles. Mas essas poucas horas são de uma verdadeira conexão! Muitas vezes você passa anos com alguém, mas sem realmente se conectar desta forma, sem conhecer a alma deste alguém, mas esses dois se entregam de cara! São diálogos sinceros banais e profundos. Sobre tudo e, ao mesmo tempo, sobre nada! Vai além do comum e do ordinário, transcende! Me empolguei, mas quando se trata de Antes do Amanhecer não consigo pensar em uma outra reação a não ser a empolgação, o carinho... É maravilhoso!

Nenhum comentário: