terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sim Senhor





Sim Senhor (Yes Man)
EUA / 2009 / 104min.
Direção: Peyton Reed.
Roteiro: Nicholas Stoller, Jarrad Paul e Andrew Mogel.
Elenco: Jim Carrey, Zooey Deschanel, Molly Sims






Apesar da completa falta de boas expectativas, ou melhor, de qualquer expectativa em relação a Sim Senhor, fui conferi-lo no último fim de semana e, apesar não ter sido muito bom eu, ao menos, estava em uma sala confortável com cadeiras reclináveis (sim, isso consola).
Vamos ao enredo mirabolante: Jim Carrey (O Máscara, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças e a quem eu prefiro como ator dramático, devo admitir) é Carl Allen, um homem divorciado há dois anos completamente fechado para a vida. Nada o instiga ou o interessa e absolutamente nada o anima. Seus dias são uma sucessão de afazeres realizados em plena solidão. Ele foge de tudo e todos, inclusive dos amigos para “desfrutar” apenas dele mesmo. Em suma: uma pessoa negativa. Até que um dia reencontra um antigo amigo que o leva a uma palestra que o faz mudar. A partir daí ele percebe que precisa se abrir para o mundo e dizer sim para as oportunidades... O problema é que Carl não consegue dosar bem sua nova ideologia e acaba levando a palestra muito ao pé da letra... Isso o leva a situações inusitadas enquanto ele completa a sua jornada de descoberta do mundo.
Jim Carrey está... Jim Carrey, com todos os cacoetes que o tornaram famoso. Não que eu não ache graça, mas não me leva ao delírio com freqüência. Particularmente, adoro O Mentiroso e O Máscara, mas o enredo de Sim Senhor realmente não ajuda... O longa é uma sucessão cansativa de situações supostamente cômicas sem muito sentido. A questão é que o filme tem cenas engraçadas, mas para quem já viu o trailer (problema de muitas comédias) muito da surpresa não existe mais.
Além disso, há Zooey Deschanel (Fim dos Tempos) um tanto insossa, mas que ajuda quando aparece cantando com a banda Munchausen by Proxy, criada para o filme. A impressão que eu tenho (desde o primeiro teaser) é que alguém viu uma cena de O Mentiroso (não lembro direito qual) onde o personagem de Jim Carrey não pode afirmar (ou negar, não tenho certeza) uma determinada coisa por causa da sua incapacidade momentânea de mentir e ficou com isso na cabeça: “seria legal fazer um filme assim, sobre um cara que não pode dizer não” e ficou guardando até aparecer este argumento que, sejamos honestos, poderia ter ficado na gaveta mesmo.
No fim das contas Sim Senhor rende algumas risadas e tem momentos engraçados, mas que não são suficientes para segurar o filme.

Nenhum comentário: