terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Joisten Gaarder




Ok, é oficial! Tenho um problema com Joisten Gaarder (autor de O Mundo de Sofia). Bom, não pode ser realmente considerado um problema já que dos muitos livros que ele escreveu só li três, não é?
Na verdade, nunca tive interesse em ler O Mundo de Sofia, mas uma pessoa muito querida sempre me falou que adora este autor, que seus livros são ótimos e que um, aliás, dois, em especial, são muito bons (A Menina das Laranjas e O Dia do Coringa).
Hum... Ok, resolvi ler o primeiro dos dois especiais: A Menina das Laranjas... É... Eu estava esperando outra coisa, mas me deparei com um livro infantil sobre amor... Não achei ruim, mas também não achei realmente bom. Este conta a história de um garoto que descobre como os seus pais se conheceram e se apaixonaram através de cartas deixadas a ele pelo seu pai que faleceu.
Passados alguns meses tive interesse (livre e espontânea vontade, mas com um certo receio) por uma outra obra, O Vendedor de Histórias. Já melhorou! Uma história mais madura (em relação à primeira que li) e mais interessante – para o meu gosto. Em compensação, ainda não foi desta vez que ele me cativou. Aqui, ele conta a história de um garoto com uma imaginação incrível que acaba crescendo e utilizando o seu talento para sobreviver. Como consegue ter inúmeras idéias, mas não tem paciência de escrever os livros, vende suas sinopses para escritores com bloqueio. O personagem é interessante, assim como o argumento, embora o final não surpreenda.
Então, 2009 começou, muitos livros na minha lista (livros que permanecem na lista desde há muitos anos atrás... Eu sei, tenho problemas), mas resolvi ler alguma coisa leve... Escolhi Através do Espelho, do mesmo Joisten Gaarder. Nossa! Dessa vez foi demais! Esse também é infantil, mas é realmente irritante! Quase não consegui terminar, mas como era pequeno resolvi ir até o fim na esperança de haver uma melhora, mas não, continuou da mesma maneira até o tão esperado encerramento da obra que conta a história de uma garotinha muito doente que, durante seus dias de enferma, conhece um anjo. Os dois, então, resolvem compartilhar histórias do mundo e também do céu. Sim, ele passa mais de cem páginas falando a mesma coisa o tempo todo! Haja repetição!
É, não cheguei a ler o tal segundo livro especial (O Dia do Coringa), não é que não vá ler, mas pretendo demorar bastante para isso.
O negócio é o seguinte: não consigo gostar da maneira como ele escreve (!), tudo muito repetido e esmiuçado. Ok, você pode se perguntar: “então, como você gosta de Harry Potter?”, pois é, no caso de Harry Potter a história me envolve, o que não acontece aqui. Outro aspecto recorrente nas obras de Joisten Gaarder (nas três que li e, segundo um fã dele, nas demais) é que ele sempre conta uma história dentro de outra, ou através de cartas ou de livros, sinopses, histórias mesmo, enfim... É “sempre” prolixo, repetitivo e irritante...
Não posso dizer que esta é minha opinião definitiva, mas, com o tempo (bastante tempo) pretendo ler mais alguma coisa dele e ver no que dá.


PS) Post atrasado... Desde ‘Através do Espelho’ já vieram ‘Nunca Subestime uma Mulherzinha’ (Fernanda Takai), ‘Crepúsculo’ (Stephenie Meyer) e, no momento ‘Um Romance Russo’ (Emmanuel Carrère).

Um comentário:

Coisas e Cinema disse...

poxaaa li!

ele é bom!
mas o público dele é infanto-juvenil.
acho que os livros deles se perdem quando são lidos por pessoas mais velhas, porque ele não tem um espírito pequeno príncipe de ser...
sei lá...

acho que adolescentes devem ler todos os livros dele... que nem alguma vez na adolescência a gente tenha que ler sidney sheldon!
hauhauhuahua
:*

Talita