quarta-feira, 24 de agosto de 2011

“To infinity and beyond!”


Sou do tipo pessimista. Do tipo sem muita fé na humanidade, o tipo que gostaria de acreditar, mas que se deixa abater facilmente diante de tanta violência, pobreza, fome, falta de educação, desumanidade e preconceito. Ainda assim, sou também do tipo emotivo. Aquele tipo que diante de uma pequena demonstração de esperança se deixa levar facilmente e, assim, é todo emoção.

Então, em plena quarta-feira me deparo com o post Diga algo agradável do Café Digital. Paro cerca de três minutos para conferir o resultado de uma missão do grupo Improv Everywhere e o meu dia ganha novas cores e novos tons.

A proposta não poderia ser mais simples: o grupo instalou um mega fone em alguns pontos movimentados de Nova Iorque acompanhado da mensagem “diga algo agradável”. O aparelho foi disposto em uma estrutura de madeira à qual estava ligado por um fio. Assim, os transeuntes teriam a oportunidade de manuseá-lo para falar, no entanto não poderiam caminhar com o instrumento. Dois atores vestindo coletes laranjas depositaram o mega fone na rua e, após alguns minutos, as pessoas passaram a reagir ao inusitado encontro. O grupo registou o ocorrido e o resultado foi esse aqui:



De acordo com o Improv Everywhere poucas pessoas se mostraram oportunistas diante da possibilidade (uma muler aproveitou para promover um evento no qual trabalhava, por exemplo), alguns indivíduos foram indiferentes e uma outra parcela olhou, registrou com máquinas fotográficas e, apesar da curiosidade, não deixou recado. Contudo, a grande maioria aproveitou o momento para abraçar a ideia e mostrar um pouco de cordialidade e de carinho pela vida e também pelos seres humanos. As mensagens mais propagadas foram “eu amo vocês”, “eu amo Nova Iorque” e “tenha um ótimo dia”.

É interessante observar como pessoas de todas as idades se deixam levar pela proposta e se permitem o encanto da simplicidade. Gosto especialmente da garota que elogia a sombrinha de uma desconhecida. Nem mesmo as crianças que não conseguem alcançar o aparelho se deixam abater diante da chance de dizer algo agradável. Definitivamente, uma ação que desperta emoções, além de nos fazer pensar.






Agora? Tears for fears.

Um comentário:

nick disse...

i love you all, i'll be here all week"