terça-feira, 5 de julho de 2011

Sergio Parra


O fotógrafo Sergio Parra vem desenvolvendo um projeto intimista desde o final dos anos 90 intitulado Camerinos (Camarins). A proposta é registrar artistas do mundo da música, do teatro e da dança momentos antes deles subirem ao palco. O fotógrafo se propõe a acompanhar, de maneira documental, esse momento sagrado em que o artista precisa de dedicação e concentração.

Em cerca de 12 anos de projeto, Parra conta com um acervo de mais de 50.000 fotografias. Todas em preto e branco. Com delicadeza e discrição ele já fotografou artistas consagrados e também desconhecidos. A proposta é fazer os registros de acordo com o ambiente que visita. Desde luxuosos camarins até ambientes improvisados, Parra não interfere nem na luz nem no espaço do artista. De acordo com o próprio fotógrafo, as melhores imagens costumam ser aquelas tiradas minutos antes do espetáculo, quando a transição do artista ao personagem está completa e esse se esquece de que o fotógrafo ainda está lá.

Sergio Parra sempre foi apaixonado por fotografia. Quando criança passava horas revelando fotos em um laboratório improvisado no banheiro da casa dos seus pais, mas a decisão de trabalhar com isso demorou um pouco. Ele ainda estudou medicina e psicologia antes de decidir que gostaria de se dedicar a fotografia.

Aqui você pode ler uma entrevista bem legal (em espanhol) do fotógrafo. E aqui pode ver também uma matéria do El País.




Agora? A fine Frenzy.

Nenhum comentário: