quarta-feira, 27 de outubro de 2010

As histórias do Pequeno Nicolau


No mês de setembro acrescentei mais três livros da série O Pequeno Nicolau à minha coleção. Dois eu mesma escolhi, O Pequeno Nicolau e seus colegas e As Férias do Pequeno Nicolau. O terceiro me foi presenteado por um grupo querido de amigas, A Volta às aulas do pequeno Nicolau.

De lá para cá fui intercalando a leitura de cada um com alguns outros títulos e me deliciei, mais uma vez, com as histórias desse garotinho e dos seus amigos.

A experiência é sempre emocionante. A capacidade que Goscinny tem para escrever como uma criança, cheio de veracidade, ternura e simplicidade (que nada tem de simplista) sobre a visão de mundo de uma criança é mesmo impressionante. Cada história, cada situação e cada momento compartilhado por Nicolau tem sua magia própria. As ilustrações de Sempé também são sempre precisas e conseguem, através de traços simples, dar vida às palavras impressas.

Livros para serem lidos e relidos em todas as fases da vida. Afinal essa inocência deve ser mantida de alguma maneira e não há nada melhor do que recorrer à obras assim para lembrar de como a vida pode ser bonita.

A edição de A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau faz parte de uma outra coleção. Nela, encontra-se um prefácio tocante da filha de Goscinny, Anne, que fala sobre o pai, sobre o personagem e também sobre a relação entre o escritor e o desenhista. As histórias reunidas nessa segunda coleção (no Brasil lançada pela Rocco – Pequenos leitores) foram lançadas após a morte de Goscinny.

Felizmente Anne consegue tocar esse projeto adiante com a ajuda de Sempé, assim o mundo pôde conhecer um pouco mais das aventuras do querido Nicolau.

É como Anne finaliza o prefácio, “A força dessa obra é a de seduzir tanto as crianças quanto os adultos. Os primeiros se encontram, os segundos se recordam”.

Agora? Kings of convenience.

3 comentários:

Márcia Rocha disse...

Oi, Natali...

Também sou de Recife, mas moro na Itália há 03 anos. Encontrei hoje teu blog e já adoro! Quero que dês uma olhadinha no meu que está bem no início. Será uma honra "vê-la" por lá!

Um abração pernambucano!
Márcia Rocha

Caleidoscópio disse...

Obrigada pelo carinho. Fico feliz que vc tenha gostado do espaço=) É sempre bem vinda=*

Márcia Rocha disse...

Oi, Natali!

Esqueci de deixar o endereço de meu blog, desculpe-me!

http://meucantodeliberdade.blogspot.com/

Um abraço!!!