segunda-feira, 5 de julho de 2010

Recordar-se de sonhar


Outra história feliz encontrada nas buscas realizadas no curso de espanhol. Com texto de Lola Ribalta e ilustrações de David López Retamero, La Maquina del sueño apresenta Carmelo, uma criança que esqueceu como dormir. As horas passam, mas ele não consegue dormir simplesmente porque não se lembra como. Com o tempo decide construir uma máquina do sonho através da qual, acredita, será capaz de dormir novamente.

O texto é simples e inusitado. O jovem Carmelo não sabe o que o levou a não encontrar o sono e, por mais que se sinta cansado, a necessidade de construir a máquina que o ajudará se mostra mais interessante do que passar horas contando carneirinhos.

Carmelo é muito criativo e cheio de ideias. Sua imaginação é extremamente fértil, assim como a imaginação tem mesmo que ser.

A história é apresentada por Vigilia y Olvido, um peixe e um morcego que se perguntam sobre o que acontecem aqueles que têm insônia.

As ilustrações são compostas através do preto e branco com algumas tonalidades de cinza, além do jogo de sombras e sombreamento e se mostram como uma espécie de realidade pessoal, como o mundo particular do protagonista.

O estilo lembra muito o maravilhoso curta metragem de Tim Burton, Vincent, apesar de não atingir a plenitude do filme. Em uma linha de jovem imaginativo que vive uma fantasia pessoal como a realidade e retrata essa realidade de maneira particular. Além das semelhanças visuais e estéticas.

Agora? Carla Bruni.

Nenhum comentário: