terça-feira, 11 de maio de 2010

Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto)


"E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte Severina: que é a morte que se morre de velhice antes dos 30, de emboscada antes dos 20, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte Severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida)".

(Morte Severina (Auto de Natal pernambucano)/ João Cabral de Melo Neto).

Hoje no trabalho tive acesso a uma adaptação da obra Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Trata-se de uma história em quadrinhos da Editora Massangana. Os quadrinhos trazem o texto original com ilustrações do cartunista Miguel Falcão. A obra se apresenta com traços fortes e, ao mesmo tempo, simples com muito simbolismo e representação.

O texto que já havia sido adaptado para o cinema, para a televisão e até mesmo para a ópera chegou aos quadrinhos de maneira muito eficiente e bem retratada. Mais uma vez Severino toma vida através de uma adaptação fiel.

A obra é um auto de Natal Pernambucano que retrata a vida de um retirante que busca uma melhor condição para o seu dia-a-dia, mas que se vê diante de miséria a todo momento. Suas horas na terra serão marcadas por muita dificuldade e pela tal vida Severina. Uma pena que um texto publicado em meados dos anos 50 ainda seja tão verdadeiro – não apenas para os retirantes.

Durante a sua caminhada Severino se depara com muitos outros como ele, com dificuldades e com problemas que se intensificam e se reformulam a cada momento. Ainda existe esperança, ainda que diante de uma vida Severina e a obra completa um ciclo do nascimento ao “renascimento”, mas de uma forma diferente e mais crítica.

João Cabral de Melo Neto nasceu na cidade de Recife - PE, no dia 09 de janeiro de 1920. Para saber mais sobre ele leia aqui. Para ter acesso ao texto e a uma breve análise leia aqui. Para saber mais acerca da Editora Massangana leia aqui.

Agora? Darren Hayes.

Nenhum comentário: