domingo, 18 de abril de 2010

O Sorvete


Quando eu era menor costumava tomar sorvete em uma sorveteria perto da minha casa. Saía todas as tarde pedalando bem rápido na minha bicicleta azul por entre as ruas estreitas e com o vento no rosto.

Sempre chegava muito contente porque ia pedir uma bolona de chocolate e uma de morango. Era tão bom chegar cansado da corrida depois daquele calor e tomar um sorvete geladinho na beira da calçada!

Todas as tardes também outra pessoa passava por lá. Mas ela sempre me intrigou. Era uma mulherzinha pequenininha e com muita dificuldade de locomoção. Uma senhorinha velhinha, velhinha, que precisava sempre da ajuda de uma moça para chegar lá.

Eu sempre estava sentado na beira da calçada, embaixo do jasmim, quando ela vinha pela rua de braços dados com a moça. Vinha em um passo lentinho cheio de cuidado. Envergada de tão velhinha e cheia de rugas. Um cabelo todo branco com algumas pinceladas cinzas, sempre com vestidos coloridos cheios de flores pequenininhas.
Vinha calma e falava pouco, mas sorria quando chegava à sorveteria.

Eu sempre achava estranho uma senhorinha tomar sorvete toda tarde enquanto os meus avós me diziam que eu não podia, que fazia mal, que ia pegar um resfriado, que isso, que aquilo e lá vai reclamação!

Mas ela não. Ela podia e não reclamava. Todo dia ia de mansinho tomar sorvete.
E eu nunca vou entender como ela, tão pequenininha e tão velhinha, conseguia tomar um sorvete de duas bolas e, logo em seguida, tomar mais um! Era tão rápido que assustava.

Sempre assim: um seguido do outro. Quatro bolas de sabores diferentes, sempre diferentes. Ah! Menos o de coco. Sempre tinha uma bola de coco tanto no primeiro como no segundo pedido.

E eu demorando a tomar só um! Então ela ia devagarzinho para a casa ao lado da moça. Enquanto eu saia correndo na minha bicicleta azul. Até nos encontrarmos na tarde seguinte.

Um dia eu ainda tomos dois sorvetes. As quatro bolas! – eu ia pensando.


Para Nicolau.
Natali Assunção.


Agora? Los Hermanos (Ventura).

Um comentário:

Nick disse...

:):):)

:)

:*

amo.

sabia?

\o/