sábado, 20 de março de 2010

Dos livros


Então no alto da minha falta de tempo e acúmulo de afazeres, consegui chegar ao fim de Como Aprimorar Um Bom Roteiro (Linda Seger). A demora para concluí-lo se deu apenas a minha inabilidade em permanecer acordada ao chegar em casa, porque o livro é bem interessante. Objetivo, claro e dinâmico, sem nenhum resquício de linguagem acadêmica. Simples e direto.

Assim como diz o título, a obra apresenta tópicos e ideias para aprimorar um roteiro. São pequenas dicas e lições para que uma história se apresente mais clara e coesa. Para exemplificar os tópicos abordados, a autora utiliza alguns filmes como base. Por exemplo, o longa A Testemunha.

Gostei muito e pretendo ler mais coisas de sua autoria. Fica a dica para os interessados no tema.

Hoje li também uma obra infantil: A Menina Marca Texto (texto:Izabela Domingues/ Ilustração: Cybelle Peixoto). Estava conversando com uma amiga sobre o meu apreço por livros infantis e ela indicou esse. Teve o carinho de me emprestar o seu. Li essa tarde.

Os traços são simples e precisos. Combinam perfeitamente com o enredo. Pontuam a narrativa, mas não tiram a atenção da história que fala sobre uma garotinha que resolve marcar tudo de importante que aparece em sua vida. Durante esse processo, ela aprende que perceber o que realmente importa não é tão simples assim.

A história é bonita, mas se apresenta um tanto didática demais em determinados pontos. O que não prejudica o todo. Eu, pessoalmente, prefiro quando as mensagens e a moral não ficam tão explícitas. Acho mais interessante que a criança perceba sem que tudo seja realmente dito. O Pequeno Príncipe é um ótimo exemplo disso. Mas esse fato não prejudica a obra em questão que apresenta uma história interessante. Merece ser compartilhada com os pequenos em formação que podem usar modelos assim para ajudar a definir seus valores. Fica a dica!

Nas páginas encontrei uma frase em especial que, assim como a menina do livro, me marcou:

“Não é a velocidade com que vamos que importa, mas para onde escolhemos ir.” (pág. 23)

O livro levanta questões que merecem a atenção dos pequenos leitores que estão definindo suas personalidades. Lembra também aos leitores grandes que é bom pensar no que realmente importa e se essas coisas estão recebendo o seu devido valor.

Agora? Juanes.

Hoje? Gran Torino.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o teu blog! agora, acompanharei todas as vezes que possivel o teu blog!

beijos
ATT,

LRB

Dyle Oliveira disse...

Oi Natali li sua última postagem Dos Livros e achei interssante a idéia do livro infantil. Confesso que fiquei curiosa pra ler esta obra e então pesquisando no google sobre o livro encontrei esse blog, resolvi enviar o link pra você, espero que goste!
http://ameninamarcatexto.blogspot.com/
Beijocas Dyle Oliveira!
=)

Natali Assunção disse...

Dyle, obrigada pela dica. Vou dar uma olhada no blog=)

Unknown disse...

Adorei o blog..parabens!!!

Vou deixar uma dica aqui tah.....acabei de ler o livro A Ordem é Amém de John Chelh e eu adorei achei o maximo é emocionante e surpreendente espero que gostem tmb...eu o achei no site: www.seteseveneditora.com.br

Unknown disse...

Mais uma dica:


A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

Good Class!!!!!