terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Julie & Julia (Julie & Julia)


Julie & Julia (Julie & Julia)
EUA/ 2009/ 123 min
Direção: Nora Ephron
Roteiro: Nora Ephron, Julie Powell (livro), Julia Child (livro) e Alex Prud'homme (livro)
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Chris Messina, Linda Emond, Helen Carey, Jane Lynch, Joan Juliet Buck e Crystal Noelle

Assisti a Julie & Julia há bastante tempo, mas só resolvi comentá-lo por aqui hoje. Antes de mais nada gosto da diretora do longa, Nora Ephron, por causa do seu Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle/ 1993 com Tom Hanks e Meg Ryan), uma das minhas comédias românticas preferidas. Para quem não se lembra, ela também dirigiu Mensagem para Você (You've Got Mail/ 1998) que retoma o mesmo princípio de Sintonia... e coloca Hanks e Ryan juntos mais uma vez e também assinou o roteiro do clássico Harry e Sally (When Harry met Sally/ 1989), além de dirigir A Feiticeira (Bewitched 2005) que até hoje, confesso, não tive coragem de conferir.
Sendo assim, fica claro que gosto de comédias românticas e que tenho uma simpatia natural por Nora Ephron (fica a dica para que vocês assistam a Sintonia...). Além disso, Julie & Julia apresenta Meryl Streep (Mama Mia!) e Amy Adams (Encantada) como protagonistas da história. Streep dispensa comentários e Adams vem ganhando a minha simpatia. Tudo para dar certo não é? Sim e não.
A premissa é interessante: Julia Child (Meryl Streep) foi um ícone americano. Uma cheff revolucionária que mostrou as donas de casa que elas poderiam ir além da comida enlatada e foi capaz de passar os seus conhecimentos através de um livro e também de um programa de Televisão. Já Julie Powell (Amy Adams) é uma jovem na casa dos 30 anos que se encontra em uma encruzilhada. Suas amigas conseguiram o tão desejado êxito profissional enquanto ela continua no mesmo emprego de sempre, confinada em seu cubículo atendendo ligações e nem um pouco satisfeita. Ela decide então dar uma guinada em sua vida e iniciar um blog onde resolve registrar a saga de realizar as 524 receitas do livro de Child, a quem ela admira e tem como referência. O longa se baseia nos livros Minha Vida na França que retrata a vida de Child e Julie & Julia, obra originada a partir do blog de Powell. Até aí tudo bem.
Meryl Streep, como sempre, faz um trabalho maravilhoso e a sua personagem está perfeita! Os tiques e cacoetes estão todos lá. A voz marcante, a altura que chama atenção. Impecável. Basta conferir algum vídeo da própria Child na internet para constatar. Adams apresenta uma personagem frágil e cativante, bastante delicada. As duas atrizes já atuaram juntas em Dúvida (Doubt/ 2008) e repetem a dose aqui, embora dessa vez não cheguem realmente a contracenar. Não dividem nenhuma cena durante toda a projeção.
Além de abordar a busca pelo seu lugar e talento na vida e de abordar as preocupações da mulher, Julie & Julia encontra espaço para analisar um pouco as relações amorosas através das relações de cada uma das personagens e seus respectivos esposos. Ambos muito compreensivos e companheiros. Ideais.
Mas alguma coisa nessa receita não vai bem, talvez o tempero não tenha sido suficiente. Primeiro, em um filme onde a gastronomia é um personagem fundamental espera-se que os pratos e o ‘fazer’ se destaquem através da imagem. Como acontece em Chocolate (Chocolat/ 2000), por exemplo. Aqui isso não tem vez. Os pratos não são destacados e não há muitas tomadas de belas receitas prontas, esse aspecto realmente não foi explorado.
Além disso, os dois enredos não casam muito bem. Temos duas histórias separadas que funcionam bem enquanto histórias separadas, mas que não conseguem dialogar entre si. Não há muita identificação e os acontecimentos não se tocam. Essa incapacidade de unir os dois lados é que faz com que o filme perca o rumo.
Ainda assim é uma boa diversão e como mais uma prova do talento incontestável de Meryl Streep, mas não surpreende e deixa a desejar.

Um comentário:

Andrei Vinicius Morais disse...

AMEI AMEI AMEI

Apesar da Meryl e a Amy não terem contracenado o filme foi tudo de bom.
Assisti no Festival do Rio e tive uma grande vontade de comer tudo que via pela frente quando sai da sessão (SIM! ESSE FILME DÁ FOME!) Rs.