domingo, 22 de novembro de 2009

Fama (Fame)


Fama (Fame)
EUA/ 2009/ 107min.
Roteiro: Allison Burnett
Diretor: Kevin Tancharoen
Elenco: Kelsey Grammer, Megan Mullally, Debbie Allen, Naturi Naughton , Anna Maria Perez de Tagle, Kay Panabaker, Charles S. Dutton, Walter Perez, Kherington Payne.

Remake do filme homônimo de 1980, Fama chega às telas sem grandes mudanças. Assim como no longa original, o espectador acompanha o percurso de jovens artistas interessados em artes performáticas como dança, teatro e música durante a sua estadia em uma escola especializada, desde o ano de chegada do grupo até a graduação do mesmo.
Os personagens são apresentados durante os testes que mostram quem tem ou não aptidão para ser admitido pela instituição. Em seguida, desenrolam-se os quatro anos de curso que são divididos em blocos durante a projeção.
É através de cada ano que os personagens se apresentam melhor, crescem e amadurecem. Não apenas enquanto artistas, mas também enquanto pessoas. A releitura do grande sucesso dos anos 80 não se afasta muito da obra original. A história continua estruturada e apresentada da mesma maneira e a maioria das situações e personalidades do primeiro filme são retomadas. Há uma repaginada e algumas alterações, mas continua basicamente a mesma coisa.
Embora sete personagens sejam acompanhados durante os 107 minutos, o foco da atenção, na verdade, é a vivência da arte e do amor por ela, seja a interpretação, a música ou a dança. O desejo de vencer em uma profissão desafiadora e difícil, de se tronar alguém e atingir a tão sonhada realização profissional também entra em cena. Mesmo em uma época repleta de holofotes e exposição desnecessária, busca-se a fama enquanto plenitude profissional. Para isso o longa acompanha os percalços e as felicidades desse caminho.
Sonho, conflitos familiares, dúvidas, ingenuidade e amadurecimento são alguns dos temas abordados através de muita música e dança que intercalam muito bem o pop, o rap e o erudito. Para os amantes e admiradores do teatro, música e/ou da dança o filme é interessante.
Pessoalmente não sou adepta de refilmagens. Confesso não gostar da idéia, mas isso não altera o fato de o cinema – e até mesmo a televisão – estar repleto deles. E, nesse caso, Fama se apresenta contemporâneo, sem aquela “cara” de anos 80, mas sem inovar ou mudar muito verdadeiramente. Fica a dica para conferir também o original.


* O melhor de tudo é sempre aquela sensação agradável que um musical deixa no espectador, pelo menos em uma espectadora como eu: aquela vontade de sair cantando e dançando pelas ruas para que, quem sabe, os dias sejam mais doces.


Agora? Kings of Convenience

Assistindo á terceira temporada de Will and Grace empolgada e dedicadamente - adoro! Fica a dica.

Um comentário:

Nick disse...

só não ter aqueles cabelos e colants bizarros já é um começo!
hahahaha

não vi esse mas prefiro o original digo logo..

:*