quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tá Chovendo Hambúrguer (Cloudy With a Chance of Meatballs)


Tá Chovendo Hambúrguer (Cloudy With a Chance of Meatballs)
EUA/ 2009/ 90 min
Animação
Direção: Phil Lord e Chris Miller
Roteiro: Phil Lord e Chris Miller
Elenco: Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Bruce Campbell

A animação em 3D da Sony surpreende e encanta com sua história e personagens um tanto exagerados e criativos. Cores, imagens, cenas e aventuras? Tudo em grande quantidade, por favor! É nesse clima que o filme é apresentado, mas não pense que esse exagero todo deixa a trama forçada. Pelo contrário, a grandiosidade acontece de maneira natural e deixa a história fluir.
O filme, realizado pelos estreantes Phil Lord e Chris Miller, apresenta um mundo construído com muitas cores e traços simples. Muitas vezes a omissão de uma característica específica para evidenciar outra caricatural deixa o personagem ainda mais expressivo e interessante. Esse é o caso do pai do protagonista cuja sobrancelha esconde os olhos do mesmo deixando sempre uma feição carrancuda no lugar.
A trama conta a história de Flint Lockwood, um jovem cientista nerd que mora com seu pai em uma cidade pequena que vive e lucra das sardinhas produzidas por lá. Há anos Lockwood tenta e experimenta em busca de uma grande invenção. Até que cria uma máquina capaz de gerar comida através da água! É, as moléculas de água podem gerar qualquer comida que o cientista deseje. Essa invenção mexe com o cotidiano dele e também com as pessoas de toda a cidade. A capacidade de gerar alimentos e de lucrar com isso passa a mexer também com a ganância das pessoas.
Tendo essa idéia como premissa o filme trabalha muita ação, aventura e comédia. Também entram em cena conceitos sobre hábitos alimentares, ética e ambição.
Eu, infelizmente, não consegui conferir o longa em 3D. Isso certamente teria feito a diferença uma vez que o filme foi pensado assim e conta com cenas de ação propícias à tecnologia. No entanto, a sessão 2D funciona.
No fim das contas a animação não é extraordinária nem muito inovadora, mas é bem feita, interessante, animada e cheia de energia! Os personagens cativam e o conjunto funciona muito bem. O negócio é que assistir à uma animação logo depois de ter ficado – mais uma vez - embasbacada com a capacidade do pessoal da Pixar dificulta se surpreender com outra coisa. Quero dizer, a cada ano a Pixar se supera ou apresenta algo realmente encantador, perfeito ou diferente. Então essa perfeição de traços (nem vou falar dos enredos nem nada mais) lança o gênero à outro patamar, não é?
Mas sem comparações, Tá Chovendo Hamburguér vale a pena! Quem ainda não viu aproveita e passa no cinema para conferir.



Agora? Band Ciné.

Nenhum comentário: