domingo, 20 de setembro de 2009

Oyster Boy (Tim Burton)


Último livro lido: The Melancholy Death of Oyster Boy. Compilação de poemas escritos e ilustrados pelo cineasta Tim Burton, publicado em 1997. Assim como o trabalho de Burton no cinema, a obra apresenta ao leitor personagens incríveis, inusitados e encantadores em uma realidade maravilhosa e repleta de ironia.

Desde o garoto ostra do título até a garota Voodoo, as poesias do cineasta nos contemplam com criaturas maravilhosas, mas acima de tudo marginais - no sentido de estarem à margem - Personagens peculiares que não se encaixam na sociedade e nem mesmo nas suas famílias. Indivíduos diferentes que não fazem parte do que se diz normal ou aceitável. Tudo envolvido em um senso de humor sarcástico e refinado.

Pais que não entendem seus filhos nem aceitam suas diferenças e, consequentemente, não conseguem encará-los, casais que não podem acontecer e crianças solitárias, por exemplo, são o foco das poesias.

As ilustrações, assim como os textos, são maravilhosas e encantadoras. Traços simples e singelos que dão vida ao mundo bizarro construído através das letras.

Alguns dos textos do livro:

Stick Boy and Match Girl in love

Stick Boy liked Match Girl,
He liked her a lot.
He liked her cute figure,
he thought she was hot.



But could a flame ever burn
for a match and a stick?
It did quite literally;
he burned up quick.


The Boy with nails in his eyes



The Boy with Nails in his Eyes
put up his aluminium tree.
It looked pretty strange
because he couldn't really see.

Além desses personagens o livro apresenta ainda o garoto Robô,a garota com muitos olhos, Roy, o garoto tóxico e muito mais. Muito bom, indico para aqueles que não acompanham o trabalho de Tim Burton no cinema (Beetlejuice, Edward - mãos de tesoura, Peixe Grande) e, principalmente, para os que já o admiram.

Livro completo online (em inglês) aqui.


Para comprar a versão em portugês (O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra. Embora indique o original devido às rimas) é por aqui.:


Texto Legal sobre a obra aqui.

Nenhum comentário: