domingo, 23 de agosto de 2009

O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon)


Tistu é um garotinho de oito anos fora do comum. Além de não se encaixar muito bem na sociedade, enxerga o mundo de uma maneira peculiar.

Durante uma aula de jardinagem Tistu descobre um dom: ele tem um dedo verde! Ou seja, é capaz de fazer brotar flores e plantas onde quiser através do toque do seu polegar.

Para narrar essa história Maurice Druon utiliza uma linguagem simples, mas não simplória, infantil, mas bem trabalhada, pensada e desenvolvida. Através de simbologias e metáforas aborda temas relevantes como ecologia, miséria, guerra, amizade, revolução e perda, por exemplo.

O autor consegue construir uma história verdadeira e fantástica através de uma linguagem comum à crianças e adultos. Pelo menos aos adultos que conservam um quê da infância. Bonito e poético, recomendo.

O que me aguarda? Misto-quente (Bukowisk).

Seguindo a linha infantil, mas também para adultos do Menino do Dedo Verde indico os meus três preferidos: O Pequeno Príncipe, O Menino no Espelho e O Menino do Pijama Listrado (já esquevi por aqui sobre os dois últimos).

Agora? Carla Bruni.

Nenhum comentário: