domingo, 9 de agosto de 2009

Festival de Triunfo - Dias 1 e 2

De dois a sete deste mês 'o cinema subiu a serra' e tomou conta de Triunfo, uma cidade fofinha, de clima frio e pessoas acolhedoras.

A abertura do 2º Festival de Cinema de Triunfo Pernambucano aconteceu no último domingo. Quando o longa Corisco e Dadá (1996/ 96min./Ficção/CE) de um dos homenageados do festival, Rosemberg Cariry, foi exibido em uma mostra especial (hours concours).

Na segunda-feira (3/08) apenas os filmes digitais foram exibidos devido a um problema técnico que impossibilitou a exibição dos 35mm. Apesar disso, vou listar os filmes de cada dia assim como havia sido planejado inicialmente e comentarei alguns.

# Programação:

* Rua das Tulipas (2007/ animação/ 9min/ DF)
"Um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos descobriu que ainda faltava a felicidade de uma pessoa."

Animação delicada e visualmente muito bem trabalhada.
No You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=2qU1Utp-03Y

* SomosSomos (2006/ animação / 7min./PE)
"SomosSomos é uma livre adaptação surreal de uma antiga fábula pouco conhecida hoje em dia que narra estranhos acontecimentos na vida de moradores da Zona da Mata de Pernambuco."

No You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=RYafbPZNmoA

* Bartô (2006/ animação/ 7 minutos/ GO).
"Animação que narra a revolta de um bode chamado Bartô que, após ter finalmente encontrado uma árvore que lhe ofereça sombra, se hostiliza com um lenhador que parece decidido a cortá-la."

* Depois do Jantar (2009/ ficção/ 8min. / PE).
"Pedro sai para caminhar à noite, depois do jantar e é surpreendido por um ladrão. Na tentativa de negociar o roubo, surge uma conversa inusitada. Roteiro adaptado da crônica Depois do Jantar, de Carlos Drummond de Andrade."

Trabalhei neste curta como continuista e gosto muito do resultado final. Trata-se de um projeto de conclusão de curso de duas amigas querias, Alba Azevedo e Nara Viana, com quem tive o prazer de estudar durante o curso de radialismo na UFPE. O filme é dinâmico e se apoia no texto de Drummond. Os atores são muito bons e a crônica fica bem ao ser transposta para a linguagem audiovisual.

* A Vermelha Luz do Bandido (2008/ Documentário/ 17min. / SP).
"Documentário - radialístico - científico - experimental de cinema que busca o tributo ao filme O Bandido da Luz Vermelha de Rogério Sganzerla, além de refletir sobre a indústria cinematográfica brasileira.)

Documentário original e experimental que brinca com montagem e a utiliza a seu favor para contar essa história.

* Maridos, amantes e pisantes (2008/ ficção / 12min. / RJ)
"Um quarto. Um marido, um amante. Dois pisantes. Ah! E uma esposa... E uma equipe de filmagem."

Curta metragem divertdo e metalinguístico que adapta uma crônica de Luiz Fernando Veríssimo. Mas confesso que me diverti mais lendo o texto...

* Tebei (2008/ Documentário/ 20min. / PE)
"Gravado nas cidades de Tacaratu e Recife, o Tebei é um documentário sobre o Coco de Tebei, seus integrantes e suas tradições culturais. O vídeo retrata o dia a dia da comunidade Olho D'água do Bruno, formada por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar coco para aplainar o chão de barro de uma casa em construção. Com mais de 50 anos de existência, este tipo de coco só é cantado e dançado, em todo o estado de Pernambuco, por esta pequena comunidade do Sertão de Itaparica."

* La Dolorosa (2008/ ficção/ 12min./SP)
"A noiva, o noivo,o padrinho de casamento e uma paixão que destrói coisas belas. Um sonho molhado que aos poucos se transforma em um pesadelo. "La Dolorosa" é o segundo episódio da trilogia do sonho cuja função é resgatar o lirismo do cinema."

* A Maldita (2007/ documentário/ 20min. RJ)
"Em 1982 entra no ar, em Niterói, a Rádio Fluminense, a Maldita, que com irreverência, ousadia e criatividade, rompe com os padronizados mercados de música estrabgeira e dá início a chamada geração rock 80."

* Confesionário (2009/ documentário/ 15min/ PE)
"O missionário católico Silvano Sabatini relembra sua chegada à área Raposa Serra dio Solm em Roraima, nos anos 50."

* Silêncio e Sombras (2008/ animação/ 9 minutos/ RS)
"Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento?"

Trailer no You Tube:http://www.youtube.com/watch?v=Z4UjNjDRuH4

Longa:

* Crítico (2008/ documentário/ 76min./PE)
"70 críticos e cineastas discutem o cinema a partir do sempre interessante conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. Entre 1998 e 2007, Kleber Mendonça Filho registrou depoimentos sobre esta relação no Brasil, Estados Unidos e Europa, a partir da sua experiência como crítico. Com depoimentos reveladores de criadores como Gus Van Sant, Tom Tykwer, Eduaro Coutinho, Curtis Hanson e Walter Salles."

Assim como a sua premissa, o longa também é interessante. Os vários depoimentos colhidos no decorrer desses quase dez anos são costurados de maneira dinâmica e envolvente.

No decorrer da semana posto mais sinopses, comentários e os links que encontrar.
Agora? Zeca Baleiro (O coração do homem-bomba - volume 1).

2 comentários:

Nara disse...

Nataliiii... que lindo, adorei a crítica! =)
Oia, onde tu pegou essa foto do DJ? Desconheço... =P

bjoooo

Bárbara Bastos disse...

Adorei o blog ;)
Tô seguindo ;)
Se pudar da uma passadinha la no meu!
bjoo :*