quarta-feira, 8 de julho de 2009

A Era do Gelo 3 (3 D)


Então eu finalmente assisti À Era do Gelo 3, 3 D, no último fim de semana. Antes de mais nada: cada vez me convenço mais de que não fui feita para o convívio social. Pelo menos não para dividir uma sala de cinema com dezenas de pessoas mal educadas e sem noção. Dessa vez, por exemplo, tive a “sorte” de sentar atrás de uma mulher que narrava todo o filme e olha que era uma cópia dublada. E não, ela não era uma criança, tratava-se de uma adulta acompanhada de uma... adulta! Não consigo entender.

Mas vamos ao filme:

A Era do Gelo 3 (Ice Age: Dawn of the Dinossaurs)
EUA / 2009 / 96min.
Direção: Carlos Saldanha
Roteiro: Michael Berg, Peter Ackerman
Elenco: Ray Romano/Diogo Vilela (Manny), Denis Leary/Márcio Garcia (Diego), Queen Latifah/Cláudia Jimenez (Ellie), John Leguizamo/Tadeu Mello (Sid), Alexandre Moreno/Simon Pegg (Buck).

No terceiro filme da franquia Era do Gelo os mamutes Manny e Ellie estão esperando o seu primeiro filhote. É diante desse quadro que o tigre dentes-de-sabre, Diego, começa a questionar a sua natureza já que vivendo naquele bando peculiar, ele começa a se sentir menos selvagem. Percebendo os questionamentos de Diego e a nova prioridade do casal de mamutes, a preguiça, Sid, sente-se solitária. É justamente nesse momento de vulnerabilidade que Sid percebe a necessidade de construir a sua própria família. Esse desejo o leva a procurar alguém que preencha esse vazio. É durante essa busca que a preguiça acaba levando todo o bando a um vale perdido habitado por dinossauros.
Para falar a verdade o filme não impressiona muito. Ok, a tecnologia 3 D (aposta do cinema para incrementar os longas e arrastar mais espectadores para a sala escura) impressiona e ajuda bastante, mas a verdade é que essa série já deu o que tinha que dar em relação à história. Aqui a impressão que fica é o que o filme não chegou a começar, não empolga. Até mesmo o esquilo Scrat (meu personagem preferido, devo admitir) cansa um pouco a partir de um determinado momento. Suas aparições ficam um tanto forçadas. Vale ressaltar que um novo personagem, Buck, o caçador de dinossauros, dá mais vida ao filme, mas ainda assim não salva a obra.
Esse foi o primeiro filme que assisti em 3D. Infelizmente fiquei em um lugar ruim (bem na frente) onde não se podia ter uma idéia real do que estava sendo projetado (fiz o teste quando o filme acabou e fui ver os créditos na parte de cima da sala: outra coisa!), mas puder ter uma idéia e, sim, é impressionante e realmente interessante. O louvável de A Era do Gelo é que essa tecnologia foi utilizada com inteligência e não como personagem principal. O 3D foi utilizado como apoio e não como protagonista o que ajuda muito. Ainda assim esse foi o mais fraco dos três filmes.
A questão é os filmes anteriores já haviam provado o bom gosto da série e esse terceiro não faz diferente: apresenta personagens interessantes, uma ótima animação, técnica que não deixa a desejar, incrementa ainda mais em uma versão 3D, mas não trás uma história realmente interessante. Vale o ingresso, mas talvez já esteja na hora de investir em novas histórias e personagens.

5 comentários:

Nara Sales disse...

Hey, Nathali... tem selinho pra você lá no blog! beijos, querida!

disse...

Esse eu ainda não vi, mas olha pessoas inconvenientes no cinema é tenso hein. Aff!

conduarte disse...

caramba, se acredita que eu ainda não ví... Vou ver, depois te conto... Agora pessoas que amolam no cinema é demais, né? CHAMA o lanterininha, srsrsrsrsrsr

bjks CON

Bruno Henrique Silva (Boo) disse...

eu quero veeeer
nunca vi nada em 3D

ow amiga...num seria Mamute no lugar de mutante n? eh era do gelo ou X-men? ahuhauhahua

te amooooo
e morro de saudade de tu

Nick disse...

"Casal de mutantes" hahahaa

desculpa! haha

adorei a crítica!

xero!