sábado, 2 de maio de 2009

Cine PE - Dia 6 (Penúltimo)


Pois bem, retomei hoje o festival e, quer saber? Não gostei realmente de nenhum dos filmes da noite. Nenhum despertou aquele quê de especial em mim. E, sim, pela primeira vez este ano fiquei para ver o longa (pois é, carona e amanhã não é dia de trabalhar), mas antes tivesse ido para casa... Sinceramente? Cômico. Por isso vou comentar pouca coisa, não estou no clima.

Ah! A supresa boa desse penúltimo dia foram os cinco finalistas do cel-u-cine, festival de micrometragens realizados apenas com câmeras de celulares. Verdade seja dita, alguns não foram interessantes, mas a maioria surpreendeu. Gostei muito de três deles (A Palavra Mais difícil; Ponta-cabeça e De Cabeça para Baixo. Se não me engano os nomes eram esses).

** Curtas Digitais:

* Pelo Ouvido (ficção)
"Depois de uma tentativa de assalto e de um grave acidente automobilístico com Charlie, seu marido Keyt tenta preservar, em meio a perdas irreparáveis, o lado apaixonado de sua relação. Tenta reconstruir e manter seu relacionamento através de situações criadas para atenuar o silêncio que se instaurou e reafirmar sua paixão."
É...

* Abril Pro Rock - Fora do Eixo (documentário)
"O documentário “Abril Pro Rock – Fora do Eixo” faz um balanço dos 16 anos de um dos primeiros festivais independentes do Brasil. Para contar essa história, ouvimos pessoas que a construíram e concretizaram mais um aporte da cultura pernambucana."
Gosto do tema, mas o filme é bem josrnalístico naquele formato já conhecido. Por se tratar de um documentário sobre um festival de música senti falta de mais imagens de apoio e, principalmente, de imagens dos festivais, além das entrevistas coletadas.

Curtas em 35mm:

* Dez Elefantes (ficção)
"Clara tem oito anos e mora com a mãe e irmão em sua casa no campo. Outro dia as crianças brincavam de pique-esconde. Pequenos incidentes."
Então tá bom. Sério, cansei desse estilo.

* Silêncio e Sombras (animação)
"Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento?"
O mais legal da noite. Animação muito bonita. Envolve.

* Phedra (documentário)
"Documentário sobre a atriz Phedra D Córdoba, cubana e transsexual que vive no centro de São Paulo"
Ok, o que aconteceu aqui? A personagem é super interessante, mas a impressão que fica é que o filme não teve o menor cuidado. Sabe aquela coisa de "liga a câmera e deixa ela falando aí?", essa é a idéia que passa. Personagem muito boa, mas mal aproveitada.

* Hóspedes (ficção)
"Lara acorda numa casa desconhecida. Seu pé engessado e um bilhete são os primeiros indícios de que alguém a salvou."
É...

O longa...

* Estranhos (ficção)
"Um músico de rua, uma ex-prostitura e seu marido ciumento, 2 ladrões, 2 crianças e uma professora. Todos estranhos, todos no mesmo lugar."
Era para ser sério, mas virou comédia. Personagens cômicos, diálogos extremamente forçados e surrreais, atuações pífias e noventa minutos intermináveis.
Nem comento.

Amanhã, último dia do festival, é dia de premiação.

Um comentário:

Bruno Costa disse...

Tu não se agradou de NENHUM curta pelo menos? uhauhahuahua eu praticamente só não gostei de um, que foi o de animação, mas nem é tão ruim...