sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cine PE - Dia 4


Então... A quinta-feira do Cine PE. Mais uma vez nada de longas para mim. Foram cinco curtas no total, dos quais só assisti a quatro. Comecemos:

**Curtas Digitais:

* Hagakure (ficção)
"Um Japão agrário e feudal, dominado pela aristocracia guerreira, em transição a um novo país, integrado ao imperador e entregue ao capitalismo industrial ocidental. Um romance entre um guerreiro que luta pelo lado do Shogun e uma jovem Ninja, contratada a serviço do Imperador, para acabar com a aliança Samurai."
Confesso que eu, pessoalmente, não sou fã desse tipo de filme, mas isso não impede que se veja a qualidade dele. Bom, antes de mais nada é ousado. Não pela maneira de como foi realizado, já que se trata de uma homanegam à filmes sobre samurais, portanto ele segue bem esse modelo sem inovar, mas aqui no Brasil isso não existe, não é? Não se fazem muitos filmes assim, principalmente curtas metragem.. Digitais e... Como conclusão de curso! Bom, o curta é super bem feito e foi o que arrancou mais comentários (bons, ruins e de perplexidade) entre as pessoas da platéia após a projeção, antes do filme que se seguiu.

* Cattum (animação)
"Sete vidas em 10 minutos"
Adoro animações, mas essa não me agradou muito. Um tanto exagerada e cansativa.

** Curtas em 35mm:

* Os Sapatos de Aristeu (ficção)
"O corpo de uma travesti morta é preparado por outras travestis para o velório. A família, após receber o corpo, decide enterrá-lo como homem. Uma procissão de travestis então se encaminha para o velório para dizer adeus. A morte é apenas uma janela."
Para mim, o melhor da noite. E o único preto e branco até agora (sim, adoro!). Sensível e poético, além de simples e envolvente.

* Superbarroco (ficção)
"A ornamentação na ruína, o escuro no claro, o silêncio na voz, o imóvel na ação"
Ok, qual foi a dessas sinopses? Não, não gostei. Mais uma vez: não sou intelectual haha! Não alcancei. Ou melhor, interpretei, coisa e tal, é tecnicamente bem feito e as idéias são até interessantes, mas sinceramente? É que eu tô meio cansada desse tipo de filme.

* Nós Somos um Poema (documentário)
"NOS SOMOS UM POEMA conta a história da quase desconhecida parceria de dois gênios da música popular brasileira, Pixinguinha e Vinicius de Moraes. A convite de Alex Viany, a dupla compôs a trilha sonora de seu filme – SOL SOBRE A LAMA – produzido na Bahia, em 1963."
Esse não pude ficar para ver. Já não estava muito disposta e estava tarde, sabe como é.

Provavelmente não irei conferir o dia 5 do festival (único provavelmente), mas se mudar de idéia escrevo por aqui.

Agora? Marisa Monte (Infinito Particular)

Livro? Ainda sem um título escolhido.

2 comentários:

Márcio M Andrade disse...

No único dia que fui, a qualidade dos curtas não me agradou mesmo.

"Hagakure" ganha o prêmio de pior da noite: imagens bonitas não escondem o roteiro fraquíssimo e aguado, sem falar nas interpretações mecânicas e na edição primária, que torna as lutas cansativas e nenhum pouco emocionantes. Como TCC, vale o esforço, mas nem tanto.


"Os Sapatos de Aristeu" realmente é o melhor curta da noite: com um roteiro e uma direção fortes, prende o espectador. Nota dez.

"Superbarroco" trata de maneira inovadora a questão da memória e do desejo do protagonista. Muito forte na interpretação, roteiro e direção. Filme pra todo mundo interpretar do seu jeito mesmo, kkk!

Quanto aos outros, medianos. Nem dá muita vontade de comentar.

Bruno Costa disse...

Adorei a foto. Juro que pensei em subir ali nos camarotes mas fiquei com preguiça. Acho que teria conseguido uma foto maravilhosa como essa.