quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coraline


Terminei Coraline hoje! Tudo bem que essa é uma leitura que poderia ter sido feita em um único dia, mas não pude, então foi hoje mesmo.
E não, embora tenha concluído essa história ainda não dei início à outra. Mas levando em consideração que não estou na minha casa, pode ser que encontre alguma coisa por aqui mesmo e vejo no que dá.

Coraline... Bom, vamos começar pelo enredo: Coraline é uma garotinha, filhe única, que acabou de se mudar com os pais para uma nova casa, onde não há crianças com quem brincar, ms há diversos adultos exóticos. Os ´pais da menina são bastante ocupados e não têm muito tempo para ela.
Mas é nesse novo lar que ela encontra uma passagem secreta que leva a um novo mundo, parecido com o seu, embora melhorado, onde estão seus outros pais e sua outra casa. O problema é que para fazer parte daquilo ela precisa abrir mão de muita coisa... Então muita aventura acontece!

O livro é super legal, envolvente e agradável e, embora escrito para crianças, é daqueles que cativam qualquer idade. As aventuras são empolgantes e os personagens são bastante inusitados. Mas o gato é realmente maravilhoso! Irônico e sarcástico ao extremo, o felino acompanha a heroína da trama por todas as aventuras.

O legal é que a história mostra as crianças que nada é tão terrível que não possa ser enfrentado de cabeça erguida. E que o importante não é não ter medo, mas sim dominar esse sentimento. Mas tudo isso é apresentado de maneira leve e nada piegas.

Para falar a verdade não conheço nada de Neil Gaiman, esse foi o meu primeiro contato com o autor, mas pretendo estreitar os laços.

E, para ser ainda mais honesta, vi o filme antes de ler o livro... E o filme (animação em stop motion dirigida por Henry Sellick, o mesmo de O Estranho Mundo de Jack) consegue ser ainda mais legal! O filme consegue captar a essência do livro e constrói um ambiente sombrio e extremamente interessante.
Além disso, o filme tem uma certa licênça poética para criar personagens e situações que dão um maior dinamismo à história e ajudam a incrementar o filme.

Definitivamente recomendo ambos. Filme e livro.

Um comentário:

Anônimo disse...

faz uns 7 meses que não leio um livro =/