quinta-feira, 26 de março de 2009

‘2008 em Foco’ – Trovão tropical


Ontem foi o penúltimo dia da mostra ‘2008 em Foco’ do UCI Recife e o filme exibido foi Trovão Tropical. O debate foi ministrado por Bernardo Queiróz e Rodrigo Carreiro e foi muito legal.

Assim como a maioria dos filmes selecionados este ano, esse eu já havia assistido e gosto muito! O longa, dirigido por Bem Stiller e com ele no elenco, é uma paródia a grandes filmes de guerra, além de ser, principalmente, uma sátira à Hollywood e à maneira de se fazer filmes por lá.

Mas Trovão Tropical não é para todos os gostos uma vez que está recheado de sarcasmo, ironia e muito, mas muito humor negro. O legal é que esta paródia não se encerra no riso, as piadas do filme levam o espectador a refletir sobre o cinema em si e como ele é feito através dos estereótipos registrados na tela, além de todas as situações que eles enfrentam.

Este é um filme muito feliz. O elenco está muito bem! Os exageros funcionam, o filme todo é realmente bem pensado. Mas o que rouba a cena e paga o ingresso, a pipoca, a gasolina e o que mais estiver incluso na conta é a participação de Tom Cruise como um grande produtor barra-pesada, maravilhoso!

A mostra acaba hoje com a exibição de Senhores do Crime. Apesar de não ter visto este ainda não pude ir conferir.

PS)1. Pois não é que deixei Valis de lado por um tempo mesmo? Desde sexta passada que não pego nele... É, parei, mas retomo (do começo) uma outra hora (vai demorar um pouco). Ainda não decidi o que vem a seguir.

PS)2. No momento? Kid A – Radiohead.

Nenhum comentário: